O SISTEMA DE FONTES DO DIREITO E A LINGUAGEM NORMATIVA. UMA REFLEXÃO SOBRE A ASSIMETRIA ENTRE PROPOSTAS LEGISLATIVAS E APLICAÇÃO

Autores

  • Jacopo Paffarini Università degli Studi di Perugia (Itália)

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v18n3.p369-396

Resumo

Uma nova reflexão teórica no entorno da atual fisionomia da experiência jurídica é imposta pela recente mudança intervinda no sistema de fontes jurídicas que surgiram do processo de integração supranacional e da crescente interação entre ordenamentos jurídicos de Estados diversos. A linguagem jurídica não pode estar isolada do contexto social para a qual é destinada a implantar seus efeitos e ante quais regras de validade formal e substancial que apoia a sua formação, produzida da necessidade prática que, em última instância, determina o “direito vivente”. A proposta legislativa, portanto, não se resolve mais no âmbito somente da fase legislativa, mas se estende ao fim da atuação da regra de conduta, momento em que a categoria da ciência jurídica encontra a ética e a ciência social.

Palavras-chave: Hierarquia de fontes. Unidade do ordenamento jurídico. Interpretação. Princípio da efetividade. Validade das normas.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

PAFFARINI, J. O SISTEMA DE FONTES DO DIREITO E A LINGUAGEM NORMATIVA. UMA REFLEXÃO SOBRE A ASSIMETRIA ENTRE PROPOSTAS LEGISLATIVAS E APLICAÇÃO. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 18, n. 3, p. 369–396, 2013. DOI: 10.14210/nej.v18n3.p369-396. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/5129. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos