UM ESTUDO SOBRE A FRAUDE DE CLIQUE: CASOS CONHECIDOS E IMPACTO NO DIREITO BRASILEIRO

Autores

  • Ruy J. G. B. de Queiroz Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Rodrigo Alves Costa Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus VII. Campina Grande, Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v18n3.p551-564

Resumo

O crescimento da indústria de anúncios on-line tem criado novas oportunidades em termos de negócios na Internet. Neste ambiente, métricas como cliques em anúncios originam transações financeiras entre anunciantes, redes de anúncios e publicadores de anúncios. Uma vez que estes cliques possuem impacto financeiro, criminosos têm buscado obter vantagens e gerar divisas de maneira ilícita por meio destas novas oportunidades. Este trabalho analisa a sistemática da chamada fraude de clique, expondo as suas implicações legais em casos recentes. Também analisa a sua relação com o direito brasileiro em função da teoria geral dos contratos e do projeto de lei sobre crimes cibernéticos. Finalmente, entende a fraude de clique como ameaça concreta para o futuro da publicidade na Internet.

 

PALAVRAS-CHAVE: Anúncios na Internet. Redes de anúncio. Fraude de clique. Crimes cibernéticos. Teoria dos contratos.

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

J. G. B. DE QUEIROZ, R.; ALVES COSTA, R. UM ESTUDO SOBRE A FRAUDE DE CLIQUE: CASOS CONHECIDOS E IMPACTO NO DIREITO BRASILEIRO. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 18, n. 3, p. 551–564, 2013. DOI: 10.14210/nej.v18n3.p551-564. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/5139. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos