• Resumo

    ENSINO JUST-IN-TIME

    Data de publicação: 01/12/2013

    O título do presente ensaio é uma brincadeira, mas poderia ser uma metáfora se a sério de pudesse levar o comportamento de muitos professores, em países periféricos, na formação atual dos juristas.

    Just-in-time, como se sabe, é o nome que se dá ao modo de agir utilizado no mercado para os casos nos quais a mercadoria não está à disposição física do consumidor, embora possa ser prontamente buscada no fornecedor de modo a satisfazer a quem a procura. O tempo de espera, desta maneira, é debitado ao consumidor; assim como se pode ter um reduzido custo na manutenção do estoque que, não poucas vezes, não é suficiente ou mesmo não se encontra à disposição. Tudo, como se sabe, responde a uma lógica, totalmente deforme quando o assunto é a devida satisfação.

     

    É por isso que o título (Insegnamento Just-in-time) é um non sense. No arsenal do ensino e formação do jurista não é possível pressupor um conhecimento a priori capaz de permitir a um potencial consumidor – primeiro – demandar por um determinado conhecimento e, segundo, esperar por ele o tempo suficiente e utilizá-lo tão só para uma satisfação imediata, como se fosse um fast food, longe de outros saberes e separado de outros efeitos. Vê-se, então, por esta singela mirada – e dentre tantas razões –, que ensino do direito e lógica do mercado são incompatíveis e inconciliáveis, embora, como era previsível, seja o que muitos estejam tentando fazer em países periféricos como o Brasil.

    Trata-se, portanto, de pôr em causa o próprio modelo de formação e sua epistemologia, do qual decorrem consequências terríveis e, em certo sentido, programadas.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral com publicações ininterruptas desde 1995. A NEJ está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica (conceito CAPES 6) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas linhas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos. O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

Access journal