O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PROTEÇÃO AMBIENTAL E DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Gabriel Real Ferrer Universidade de Alicante - Espanha
  • Marcelo Buzaglo Dantas Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Natammy Luana de Aguiar Bonissoni Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v19n4.p1340-1363

Palavras-chave:

Processo de internacionalização. meio ambiente. Direitos humanos

Resumo

O presente artigo científico tem como finalidade anal-isar o processo de internacionalização da proteção ambiental e dos direitos humanos. A pesquisa tem como propósito fun-damental apresentar um esclarecimento acerca das especifici-dades e a indissociabilidade entre meio ambiente e direitos hu-manos. Como problemática principal, a pesquisa traz à reflexão o antigo debate sobre a proteção dos direitos humanos e a proteção do meio ambiente, debate este presente nas agendas internacionais e que requer grande prioridade no processo de solução dos problemas globais e uma especial atenção, dada sua extrema importância em nossos dias. A presente pesqui-sa é desenvolvida no campo das ciências sociais aplicadas na área do direito internacional público; em especial, no direito constitucional internacional e no direito internacional. Quanto à metodologia, o relato dos resultados foi composto na base lógica Indutiva1. Nas diversas fases da Pesquisa, serão utilizadas as Técnicas do Referente2, da Categoria3, do Conceito Operacio-nal4 e da Pesquisa Bibliográfica5.

1 “[...] pesquisar e identificar as partes de um fenômeno e colecioná-las de modo a ter uma percepção ou conclusão geral [...]”. PASOLD, Cesar Luis. Metodologia da pesquisa jurídica: Teoria e prática. 11. ed. Florianópolis: Conceito editorial/Milleniuum, 2008. p. 86.
2 “[...] explicitação prévia do(s) motivo(s), do(s) objetivo(s) e do produto desejado, delimitando o alcance temático e de abordagem para a atividade intelectual, espe-cialmente para uma pesquisa.” PASOLD, Cesar Luis. Metodologia da pesquisa jurídica: Teoria e prática. p. 53.
3 “[...] palavra ou expressão estratégica à elaboração e/ou à expressão de uma idéia.” PASOLD, Cesar Luis. Metodologia da pesquisa jurídica: Teoria e prática. p. 25.
4 “[...] uma definição para uma palavra ou expressão, com o desejo de que tal de-finição seja aceita para os efeitos das idéias que expomos [...]”. PASOLD, Cesar Luis. Metodologia da pesquisa jurídica: Teoria e prática. p. 37
5 “Técnica de investigação em livros, repertórios jurisprudenciais e coletâneas le-gais. PASOLD, Cesar Luis. Metodologia da pesquisa jurídica: Teoria e prática. p. 209.

 

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

REAL FERRER, G.; BUZAGLO DANTAS, M.; DE AGUIAR BONISSONI, N. L. O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PROTEÇÃO AMBIENTAL E DOS DIREITOS HUMANOS. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 19, n. 4, p. 1340–1363, 2014. DOI: 10.14210/nej.v19n4.p1340-1363. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/6708. Acesso em: 23 abr. 2024.