TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E TÉCNICA DA REFORMULAÇÃO – NOVO PARADIGMA E NOVA FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO DIREITO

Autores

  • Lilia Maia de Morais Sales Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza.

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v21n3.p940-958

Palavras-chave:

Mediação de conflitos, Técnicas e habilidades, Formação.

Resumo

A mediação é mecanismo de solução consensual, cooperativo e inclusivo, no qual terceiro imparcial facilita o diálogo, construindo consenso entre as partes que decidem o conflito. As habilidades desenvolvidas na mediação refletem, de acordo com pesquisas internacionais, habilidades apontadas como necessárias para profissionais na atualidade. Nesse estudo são apresentadas as técnicas da mediação e negociação, destacando a reformulação, apontada como habilidade do século XXI. Identificam-se as técnicas de mediação com as habilidades destacadas. Outro ponto é que na área jurídica, especialmente, tendo em vista a aprovação da Lei de Mediação (Lei n. 13.140/15), que muda o paradigma da gestão de conflitos no Brasil, de litígio para colaboração, necessário se faz a adequação da formação dos profissionais, evitando a incongruência entre as necessidades do novo modelo de resolução de conflitos e da formação do profissional e aderindo as habilidades dos profissionais do Direito às habilidades apontadas como necessárias para século XXI.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

DE MORAIS SALES, L. M. TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E TÉCNICA DA REFORMULAÇÃO – NOVO PARADIGMA E NOVA FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO DIREITO. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 21, n. 3, p. 940–958, 2016. DOI: 10.14210/nej.v21n3.p940-958. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/9687. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos