Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. Os artigos de revisão de literatura e estudos bibliométricos fogem ao escopo da revista.


Missão


A missão da Revista Alcance é contribuir para o desenvolvimento da pesquisa na área da Administração de Empresas, mediante a divulgação de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos.


Público alvo
O público alvo de nossa revista é composto por professores, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, bem como consultores, empresários e profissionais de empresas públicas e privadas da Área de Administração e Áreas afins.

 

Políticas de Seção

Artigo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Caso para Ensino

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Fórum Metodológico

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Fórum Tecnológico

O objetivo do Fórum Tecnológico é publicar trabalhos de interesse de acadêmicos e praticantes da Administração. Os artigos abrangem, de forma ampla, todos os tópicos relacionados à gestão, com ênfase na identificação e recomendação de soluções para problemas gerenciais. Os leitores têm acesso a artigos que os levam a pensar, de uma nova forma, a prática da gestão.
O Fórum Tecnológico é um projeto inovador, que alcança o equilíbrio entre a relevância profissional e o rigor acadêmico. Assim, os artigos publicados têm fundamento científico rigoroso, ainda que sua apresentação seja em um formato que privilegie a leitura não técnica, acessível ao público do ambiente de negócios.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Edição Temática: Transformações Sociais e Econômicas baseadas em Conhecimento

Submissão de artigos na forma de ensaios teóricos ou de pesquisas teórico-empíricas, com evidente contribuição teórica e aplicada, e que abordem uma das temáticas relacionadas ao papel da gestão do conhecimento nas transformações econômicas e sociais, em um os seguintes temas:

1. Determinantes de crescimento sustentável em contextos emergentes. Principais barreiras e desafios.
2. Estratégias e práticas de GC para o crescimento sustentável das empresas.
3. O papel da gestão do conhecimento e das TIC no apoio a projetos orientados a produzir inovações econômicas e sociais.
4. Recursos baseados no conhecimento que sustentam inovações institucionais e regionais.
5. O papel dos profissionais do conhecimento. Habilidades necessárias para instituições alcançarem desempenho superior
6. O papel da aprendizagem organizacional e da desaprendizagem para as transformações sociais e econômicas.
7. Influência do contexto no sucesso de projetos orientados a criar inovações sociais. Quais instituições e recursos merecem mais atenção?
8. Papel da colaboração, cooperação e das redes nas inovações econômicas e sociais?
9. Conhecimento como fonte de competitividade de PMEs de países emergentes. Diferenças na eficiência do conhecimento em países ou setores diferentes.

Os artigos deverão seguir as normas e instruções para submissão da Revista Alcance, disponíveis no site http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/ra.

Editores
  • Guillermo Davila
  • Eduardo Giugliani
  • Carlos Rossetto
  • Gregorio Varvakis
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação ocorre da seguinte forma:

1) Avaliação "desk review":

a) Quanto ao formato, realizada pela Assistente Editorial;
b) Quanto ao conteúdo, realizada pelo Editor Associado.

2) Etapa de avaliação "blind review".
Envolve a avaliação do artigo por dois especialistas no tema de forma "blind review".

3) Caso haja divergências na avaliação, um terceiro avaliador especialista no tema de pesquisa será convidado para resolver as diferenças de análise.

4) No caso de análise pelo terceiro avaliador, caberá aos Editores a definição final sobre a publicação.

 

Periodicidade

A periodicidade de publicação da Revista Alcance é quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientí­fico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Áreas de Interesse

A Revista Alcance tem um Editor Associado para cada uma das seguintes áreas:

- ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Profa. Dra. Cristiane Drebes Pedron (UNINOVE/SP)

- CASOS PARA ENSINO
Profa. Dra. Flávia D’Albergaria Freitas (IBMEC/RJ)

Descrição: Um caso para ensino transporta o estudante para uma vivência muito próxima da situação real, possibilitando a construção de conhecimento de forma indutiva e a oportunidade para desenvolver habilidades analíticas e administrativas que envolvam definição do problema, identificação de alternativas, estabelecimento de objetivos, critérios para tomada de decisão, escolhas de alternativas e planos de ação, num ambiente de laboratório.

- ESTRATÉGIA NAS ORGANIZAÇÕES

Descrição: Aspectos Teóricos e Metodológicos da Vantagem Competitiva; Formulação, Implementação e Mudança das Estratégias; Estratégia e Conhecimento; Estratégias Empresariais e Corporativas; Estratégia, Sustentabilidade Socioambiental e Ética Corporativa; Estratégia e Empreendedorismo; Estratégia e Cooperação; Negócios Internacionais; Modelagem e Mensuração do Desempenho; Perspectivas Organizacionais e Sociológicas da Estratégia; Estratégia, Governo e Desenvolvimento.

- ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS
Profa. Dra. Micheline Ramos de Oliveira (UNIVALI/SC)

Descrição: Pesquisas em organizações públicas e privadas, de cunho qualitativo, focalizando temas contemporâneos inerentes ao contexto organizacional, tais como: estudo dos conflitos, das violências, das relações de poder, das relações de gênero e Teoria Queer, das crenças e religiões, dos ambientes virtuais e da diversidade nas organizações.

- FINANÇAS
Prof. Dr. Jeferson Lana (UNIVALI/SC)

- FÓRUM METODOLÓGICO
Prof. Dr. Cleidson Nogueira Dias (UnB/DF)

- FÓRUM TECNOLÓGICO
Prof. Dr. Gustavo da Silva Motta (UFF/RJ)

Descrição: O objetivo do Fórum Tecnológico é publicar trabalhos de interesse de acadêmicos e praticantes da Administração. Os artigos abrangem, de forma ampla, todos os tópicos relacionados à gestão, com ênfase na identificação e recomendação de soluções para problemas gerenciais. Os leitores têm acesso a artigos que os levam a pensar, de uma nova forma, a prática da gestão.
O Fórum Tecnológico é um projeto inovador, que alcança o equilíbrio entre a relevância profissional e o rigor acadêmico. Assim, os artigos publicados têm fundamento científico rigoroso, ainda que sua apresentação seja em um formato que privilegie a leitura não técnica, acessível ao público do ambiente de negócios.

- GESTÃO DE PESSOAS
Profa. Dra. Anelise Rebelato Mozzato (UPF/RS)

Descrição: Liderança e Desenvolvimento Gerencial; Comportamento Organizacional; Trabalho, Sentido e Subjetividade; Processos em Gestão de Pessoas (Políticas e Práticas de/em Gestão de Pessoas); Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão do Conhecimento; Aprendizagem multinível; Competências; Relações de trabalho e emprego; Diversidade.

- INOVAÇÃO
Profa. Dra. Kadigia Faccin ( UNISINOS/RS)

- OPERAÇÕES E LOGÍSTICA
Profa. Dra. Mônica Cavalcanti Sá de Abreu (UFC/CE)

Descrição: Operações em Administração Pública; Gestão Estratégica de Operações Industriais e Serviços; Logística e Supply Chain Management; Operações Sustentáveis; Clusters & Redes Interorganizacionais e Globais; Inovação & Indústria 4.0; Estratégia Climática & Economia Circular; Gestão de Projetos.

 

Diretrizes para Avaliação

As diretrizes de avaliação consistem nas seguintes etapas:

- Originalidade do trabalho, em termos da contribuição ao conhecimento que é oferecida pelo artigo;
- O objetivo do manuscrito deve está claro e bem definido;
- Relevância e consistência teórica do texto reflete o estado-da-arte do conhecimento na área;
- Qualidade de redação e organização do texto;
- Contribuição do trabalho para o conhecimento na área;
- Metodologia utilizada: propriedade, qualidade, nível de sofisticação;
- Qualidade da análise teórico-empírica, discussão das limitações e da robustez dos achados;
- Conclusões e implicações para a pesquisa e a prática administrativa.

 

Indexação

Indexadores:
- Redalyc
- ProQuest
- SPELL
- Periódicos CAPES

Directórios de dados:
- ULRICH
- EBSCO
- LATINDEX

 

Tempo médio para publicação

O tempo médio para publicação (entre a submissão e publicação) é de 12 meses.