• Resumo

    CAPACIDADE DE ABSORÇÃO E INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

    Data de publicação: 11/05/2017
    Neste estudo o objetivo foi analisar a capacidade de absorção de conhecimento de pequenas empresas para inovar em produtos e serviços. Uma forma de a empresa obter vantagem competitiva e garantir sustentabilidade é por meio da inovação, que por sua vez encontra na capacidade de absorção rotinas que facilitam a aquisição, a assimilação, a transformação e a explotação do conhecimento, dimensões sugeridas por Zahra e George (2002). A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa com entrevistas semiestruturadas gravadas com os empreendedores e colaboradores das empresas. Os resultados demonstram que essas empresas buscam conhecimento no ambiente externo para aplicar em seu processo produtivo, demonstrando o uso das quatro dimensões propostas por Zahra e George (2002); e destacam a importância dos fatores complementares conhecimento prévio, eventos ativadores e integração social na capacidade de absorção das pequenas empresas estudadas.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal