A CULTURA BRASILEIRA NO OLHAR DO ESTRANGEIRO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UM MBA INTERNACIONAL NO RIO DE JANEIRO

GUSTAVO DIAS, MÔNICA ESTEVES RODRIGUES, ADRIANA VICTORIA GARIBALDI DE HILAL, ANA LUIZA SZUCHMACHER VERISSIMO LOPES

Resumo


O estudo se propôs a verificar se e como as categorias dos principais modelos teóricos de dimensões culturais identificados em revisão bibliográfica inicial se refletiam nas percepções das experiências vividas e descritas por alunos estrangeiros durante sua estada no Brasil para a participação em disciplinas de curso de MBA internacional, realizado no Rio de Janeiro. Para tanto, foi desenvolvida pesquisa qualitativa baseada na análise de relatos escritos de quarenta alunos, provenientes de dezessete diferentes nacionalidades. A partir da análise dos relatos, identificamos correlações com a maioria das categorias dos modelos culturais e constatamos a existência de vieses de percepção e julgamento entre alunos provenientes de diferentes culturas. Por fim, os resultados da pesquisa apontam para o desenvolvimento de habilidades multiculturais durante o MBA internacional, ajudando os alunos a relativizar e a compreender melhor as diferenças entre as suas culturas e a brasileira. Desta forma, podemos verificar a efetiva contribuição do estudo para aumentar o conhecimento acadêmico sobre as percepções de estrangeiros em relação ao Brasil e aos brasileiros, ainda que com limitações, cumprindo assim a sua proposta inicial.

Palavras-chave


Valores sociais, Cultura brasileira, Dimensões culturais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v24n4(Out/Dez).p554-573

Direitos autorais 2018 Revista Alcance

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.