• Resumo

    COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR E CAPACIDADES ORGANIZACIONAIS: HIERARQUIZAÇÃO E MENSURAÇÃO DE SEUS EFEITOS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

    Data de publicação: 28/04/2009
    O objetivo neste trabalho é examinar a validade da separação analítica entre o construto comportamento empreendedor de outras capacidades organizacionais na explicação do desempenho organizacional. O artigo apresenta o construto comportamento empreendedor em uma abordagem que integra os elementos iniciativa, inovação e comportamento da firma baseado em oportunidades. Na sequência, as explicações da área de empreendedorismo e estratégia para a heterogeneidade de desempenho são contrastadas teoricamente e três hipóteses de pesquisa desenvolvidas. Para o teste das hipóteses foi proposto um modelo de equações estruturais que avaliou a relação entre comportamento empreendedor e capacidades organizacionais funcionais e a influência destes elementos sobre a variação do desempenho de empresas de pequeno porte. O estudo foi desenvolvido a partir da aplicação de um survey que envolveu 130 pequenos varejistas do setor de confecção na região central da cidade de Curitiba, PR. Os resultados do estudo sugerem uma influência positiva do comportamento empreendedor e das capacidades organizacionais na variação do desempenho estratégico, bem como relação causal e necessidade de hierarquização entre capacidades funcionais e comportamento empreendedor.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal