• Resumo

    ENTRE HIERARQUIA E MERCADO: ANÁLISE DA COMPETIÇÃO NO SETOR DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

    Data de publicação: 28/04/2009
    O processo de desregulamentação no setor de varejo de combustíveis na década de 1990 gerou uma série de mudanças como por exemplo, a desvinculação contratual dos postos com as distribuidoras, criando os postos ‘bandeira branca’ e a liberalização dos preços no varejo. Este artigo visa a estudar, tendo como base teórica a Economia dos Custos de Transação, o processo de competição no setor de combustíveis da Grande Florianópolis (SC). A proposição central do artigo é de que a desregulamentação, ou seja, a mudança no ambiente institucional implicou o aumento das incertezas e, consequentemente, dos custos de transação. Assim, três movimentos distintos foram observados: uma maior concentração de mercado; prática de cartel; a integração vertical parcial, i.e., o estabelecimento de contratos de exclusividade entre postos e distribuidoras.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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