• Resumo

    MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E CIDADANIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DE TRABALHADORES NO SUL DE MINAS GERAIS

    Data de publicação: 28/04/2009
    Buscou-se estudar o sentido do trabalho e como ele se relaciona com o exercício da cidadania na concepção dos trabalhadores. Realizou-se a pesquisa qualitativa, por meio da análise do discurso, com trabalhadores provenientes do setor industrial, em um município no sul de Minas Gerais. O trabalho, na sociedade contemporânea, ainda remete ao direito de exercer a moral, de auto sustentar-se, mas já não conta com a proteção social do Estado. O trabalhador contemporâneo está sujeito aos contratos flexíveis, à ditadura da produtividade e ao enfraquecimento dos movimentos sociais. Verificou-se que o trabalho assalariado passa a não ser um elemento central para o estabelecimento dos laços sociais ou para o exercício dos direitos e deveres como cidadão.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal