• Resumo

    CONSELHEIROS, CEO´S E DIRETORES: HÁ ALINHAMENTO ENTRE NOMEAÇÃO, SUCESSÃO E AVALIAÇÃO COM O SISTEMA DE REMUNERAÇÃO PRATICADO?

    Data de publicação: 31/07/2008
    Este artigo tem por objetivo verificar se existe alinhamento entre a nomeação, avaliação e sucessão de CEO´s, Diretores e Conselheiros com o sistema de remuneração atendendo aos preceitos da estrutura de governança corporativa. A literatura indica a existência de obras tratando dos aspectos de governança e de remuneração isolados, mas não de forma conjunta. Na pesquisa foram utilizados o método exploratório e a técnica de entrevista junto às empresas que aderiram aos níveis diferenciados de governança corporativa da Bovespa (nível 1, nível 2 e novo mercado). Como principal conclusão pode-se afirmar que o alinhamento ocorreu em cinco das trinta e nove inferências testadas, confrontando os elementos da Estrutura de Governança Corporativa com os elementos do Sistema de Remuneração de Administradores.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal