• Resumo

    A RELAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIA, PLANOS DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU RESULTADOS E DIRECIONADORES DE VALOR: UM ESTUDO COM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE GRANDE PORTE

    Data de publicação: 01/08/2008
    O objetivo deste estudo é investigar a relação entre estratégia, remuneração variável e direcionadores de valor. Utilizou-se a visão de estratégia de Porter, optou-se por empresas que implantaram planos de participação nos lucros ou resultados, por ser essa a modalidade de remuneração variável mais utilizada no Brasil. Foram avaliados direcionadores de valor financeiros e não financeiros. Os dados foram coletados através de questionário. A amostra era formada por 36 empresas industriais de grande porte, de diversos setores de atividade, localizadas no Estado de São Paulo. Apesar de a análise descritiva dos dados mostrar uma relação entre estratégia, planos de participação nos lucros ou resultados e direcionadores de valor, não foram encontradas evidências estatisticamente significantes para comprovar a existência dessa relação.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal