• Resumo

    OS SENTIDOS DO TRABALHO PARA DOCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: UM ESTUDO COM DOCENTES DAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO

    Data de publicação: 28/02/2019
    O objetivo da pesquisa é analisar os sentidos do trabalho para docentes de pós-graduação stricto sensu das áreas de Administração e Educação do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa realizada é de natureza descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de informações foi realizada por meio de 27 entrevistas com roteiro semiestruturado e as informações analisadas com base na técnica de análise de conteúdo. Para os entrevistados, um trabalho que tem sentido proporciona satisfação pessoal, realização e identidade, está organizado de forma que apresente objetivos claros e resultados úteis, que proporcione possibilidades de estabelecer relações interpessoais, inserção social e que seja moralmente aceitável. Os resultados mesclam os sentidos do trabalho encontrados por Morin (2001), Morin, Tonelli e Pliopas (2003), Oliveira, Piccinini, Fontoura e Schuweig (2004) e Piccinini, Oliveira, Fontoura e Schweig (2005), apresentando as características de um trabalho que tem sentido. Gerencialmente, os resultados alcançados podem auxiliar as IES em questões referentes à organização do trabalho docente, como a burocracia, os excessos de reuniões, a carga excessiva de trabalho e a má divisão dos cargos de gestão.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal