• Resumo

    A CAPACIDADE TECNOLÓGICA E A PERCEPÇÃO DA INCERTEZA AMBIENTAL (UNI-MULTIDIMENSIONAL) DE UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DE GESTÃO

    Data de publicação: 29/12/2020
    Capacidade Tecnológica (CT) tem sido explorada por tomadores de decisões de diferentes organizações como potencializadora de estratégias, em função das Incertezas Ambientais (IA). O presente estudo objetiva correlacionar a CT com a percepção de IA, unidimensional e multidimensional, para verificar a estratégia e a sua congruência com a percepção do ambiente. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, via survey. A amostra foi caracterizada por 123 acadêmicos dos cursos de gestão de uma universidade pública federal. A coleta dos dados foi realizada in loco, com o uso de questionário estruturado. Os dados foram analisados via teste de Kolmogorov-Smirnov e correlação de Spearman’s, desenvolvidos no software PASW Statistics. Os resultados apontaram que a CT possui de maneira uni e multidimensional associação positiva e significativa com a percepção (IA), assim como demonstram harmonização com o que preconiza a teoria seminal. Neste mesmo sentido, foi possível verificar que as estratégias direcionadas ao uso de tecnologia da informação oportunizam agregar maior número de informações e, consequentemente, maior compreensão sobre fatores e eventos que podem ameaçar a organização (incertezas ambientais), geradas por cenários dinâmicos e complexos.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal