• Resumo

    O CONSUMO DE CRÉDITO E SEUS PREJUÍZOS E OS BENEFÍCIOS NA SOCIEDADE: UM ESTUDO INTERPRETATIVISTA NA PERSPECTIVA DE IDOSOS COMO CONSUMIDORES

    Data de publicação: 28/02/2019
    O consumo de crédito é um tema que tem interessado pesquisadores internacionais, embora haja muito espaço para discutir sobre suas relações no contexto nacional e sob o olhar do marketing e da sociedade. Nesse sentido, esse artigo objetiva compreender o consumo de crédito na terceira idade, apontando, entre outros, para os benefícios e/ou os prejuízos dessa relação. Metodologicamente, optou-se por um trabalho qualitativo - entrevistas individuais em profundidade com 12 idosos (73 horas de vídeo e 1.396 páginas de transcrição). Os dados foram interpretados via Análise de Conteúdo, formando três categorias: independência financeira e de vida, idosos e suas relações com os serviços financeiros e divergências nas narrativas dos participantes – o que aponta para grupos de idosos de acordo com a forma como eles consomem o crédito. Como resultados e considerações finais, e diferente de boa parte dos trabalhos anteriores, o que se nota é que o crédito assume uma dimensão simbólica particular nessa fase de vida, ao mesmo tempo em que se questionam as práticas de algumas organizações que levam o idoso a consumir o crédito de maneira desmedida.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal