• Resumo

    AVALIAÇÃO DE CAPITAL INTELECTUAL EM FUSÕES E AQUISIÇÕES DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. ESTUDO DE CASO DO BANCO ITAÚ HOLDING FINANCEIRA S.A.

    Data de publicação: 22/07/2009
    Este estudo teve por objetivo mapear os critérios de medição do capital intelectual, selecionar os mais adequados e aplicá-los na avaliação dos ganhos obtidos pelo Banco Itaú, com as aquisições realizadas no período de 1994 a 2003; além de desvendar as motivações estratégicas que justificaram tais aquisições. A pesquisa fundamentou-se no método do caso e orientou-se pela premissa de que o valor de fusões e aquisições de instituições financeiras no Brasil tem envolvido ágios (diferença entre valor financeiro e patrimonial) que, em alguns casos, superaram em mais de uma vez o valor patrimonial da instituição adquirida. O trabalho conclui que esta mais-valia, deve-se ao que se conceitua como capital intelectual. Palavras-chave: Capital Intelectual; Banco Itaú; Fusões e Aquisições

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal