• Resumo

    O IMPACTO DO MARKETING VERDE PARA AS USINAS SUCROALCOOLEIRAS QUE ATUAM EM ALAGOAS

    Data de publicação: 22/07/2009
    Este estudo analisou o impacto do marketing verde na indústria sucroalcooleira de Alagoas, procurando conhecer as influências da adoção de práticas ambientais. A metodologia de múltiplos casos foi utilizada na coleta de dados, utilizando-se de entrevista em profundidade com um roteiro semiestruturado, que possibilitava novos questionamentos, quando necessário. Os resultados apontam o uso de ações de marketing verde de forma estratégica, impulsionando a adoção de ações em prol do meio ambiente, visto que, exceder aos cumprimentos da legislação vigente traz benefícios, como melhoria da imagem da empresa. E, se tratando de commodities, o cumprimento das exigências mundiais faz com que esses produtos entrem em mercados consumidores mais exigentes ou até mesmo definem a aprovação de investimentos e parcerias. Palavras-chave: Marketing verde; meio ambiente; setor sucroalcooleiro alagoano.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal