MERCADO INTERNACIONAL E BRASILEIRO DE LEITE: VOLATILIDADE E TRANSMISSÃO DE PREÇOS

Ana Carolina Gomes de Oliveira Costa, Odilon Jose de Oliveira Neto, Reginaldo Santana Figueiredo

Resumo


Este estudo tem por objetivo analisar a volatilidade e a transmissão dos preços internacionais do leite para os preços nas principais praças brasileiras produtoras de leite. Em teoria, a integração entre mercados interagentes levanta a hipótese de que um ou mais mercados tendem a liderar outros mercados por ocasião das variações de preços, assim sendo, é investigado o pressuposto da transmissão de preço dos principais países/conglomerados produtores-exportadores de leite (União Europeia, Nova Zelândia, Estados Unidos da América, Argentina e Uruguai) para as principais praças produtoras/comercializadoras de leite do Brasil no período 2012-2017. No processo de análise, destaca-se o teste de cointegração, que permitiu verificar a hipótese de equilíbrio do relacionamento de longo prazo entre os preços do leite no mercado internacional e brasileiro, e da análise de decomposição da variância, que contribuiu para avaliar a participação relativa das variações nos preços do leite nos mercados internacionais na variação dos preços nas principais praças brasileiras produtoras de leite. Os resultados evidenciaram que um potencial choque no mercado internacional de lácteos é efetivamente transmitido ao mercado brasileiro, o que persiste no longo prazo em uma relação de equilíbrio. Concluiu-se também que, aproximadamente, um quarto das alterações dos preços do leite nas principais praças brasileiras, em um horizonte semestral, é transmitido por variações nos preços dos principais mercados internacionais de lácteos, com destaque para os mercados uruguaio, neozelandês e estadunidense.

Palavras-chave


Agronegócio. Causalidade. Cointegração. Comercialização agrícola. Leite bovino.

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DOI: https://doi.org/10.14210/alcance.v27n1(Jan/Abr).p82-98

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