• Resumo

    APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O APRENDER: RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO APRENDIZADO MAIS PROFUNDO E METODOLOGIAS ATIVAS

    Data de publicação: 24/03/2020
    Ao admitir que se alastra pelo Brasil uma cultura de ensino, tanto no meio acadêmico como empresarial, voltada ao fornecimento de certificações e não à aprendizagem profunda e transformadora, o presente relato tem como objetivo apresentar meios tanto para o aperfeiçoamento quanto para a ampliação do entendimento das estratégias educacionais, promovendo uma experiência que explora a integração das propostas do aprendizado mais profundo, de metodologias ativas e do desenvolvimento de competências. Nesse sentido, promove a integração de atividades educacionais entre estudantes do mestrado e da graduação em Administração em uma Universidade Pública. Incitou-se tanto reflexões sobre a aplicação do conceito de competências em sala, como conjuntamente meios para o seu desenvolvimento de maneira interdisciplinar a partir de debates, estímulo ao autoconhecimento e domínio do contexto educacional. O conceito de aprendizado mais profundo é utilizado para descrever um conjunto de competências e/ou metas estipuladas aos estudantes, visando caracterizar novas práticas e processos de aprendizagem que resultam em competências. Neste sentido, a experiência aqui relatada voltou-se, obrigatoriamente, ao desenvolvimento do aprendiz no que tange à compreensão do apreendido frente ao contexto, desenvolvimento do pensamento crítico, desenvolvimento de habilidades de comunicação e de solução de problemas, capacidade de reconhecer situações complexas e, por fim, capacidade de compreender como melhor aprender frente a novos contextos vivenciados. Esses elementos foram apreciados na experiência aqui relatada.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal