• Resumo

    Intersecções Entre Clima e Comprometimento Organizacional: Uma Análise dos Antecedentes, Dimensionalidade e Encontros entre Construtos

    Data de publicação: 19/05/2011
    O exame dos consequentes do clima organizacional sobre variáveis comportamentais e atitudinais do indivíduo no trabalho é um campo de pesquisa bem desenvolvido, mas que continua a estimular mais investigações. Buscando ampliar a teorização acerca dos construtos clima organizacional e um de seus resultados atitudinais (i.e., comprometimento organizacional) é que este trabalho foi desenvolvido. Assim, o objetivo geral no presente trabalho é verifi car qual a infl uência da percepção de clima organizacional sobre cada uma das três dimensões do comprometimento organizacional (afetiva, normativa, instrumental). O método de pesquisa adotado foi o levantamento (survey) e a amostra do estudo foi composta de 254 funcionários de 9 organizações. Em relação aos resultados pode ser destacado, inicialmente, que a percepção de clima se apresentou como um construto unidimensional. Em adição, os resultados encontrados apontam para uma variação relevante no poder preditivo do primeiro construto (clima organizacional) sobre a variável dependente (comprometimento organizacional) em suas 3 dimensões. Conclui-se o trabalho destacando a existência de uma hierarquia na intensidade dos efeitos do clima sobre as dimensões do comprometimento; respectivamente sobre as dimensões afetiva (47%), normativa (24,2%) e instrumental (2,7%). PALAVRAS-CHAVE: clima organizacional; comprometimento; dimensionalidade fatorial.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal