A TRAJETÓRIA DE UMA REDE DE EMPREENDEDORAS E SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO

Marcos Ferreira Jesus, Hilka Vier Machado

Resumo


As redes são importantes para empreendedores fortalecerem suas empresas. Esta investigação objetivou compreender a trajetória de uma rede de empreendedoras – Conselho de Mulheres Executivas até sua institucionalização. A metodologia utilizada foi o estudo qualitativo, realizado em uma Associação Comercial e Industrial no Paraná, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semi estruturadas e de pesquisa documental. Os resultados obtidos indicaram que a trajetória do Conselho propiciou às empreendedoras: a) conhecimento, no momento de formalização do Conselho; b) visibilidade, na fase de consolidação, e, c) efeitos na identidade social, na fase em que se institucionalizaram. Porém, posteriormente o enfraquecimento do Conselho na Associação, resultou na (des)institucionalização e no distanciamento e desligamentos de associadas.

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DOI: https://doi.org/10.14210/alcance.v18n1.p094-107

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