• Resumo

    AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DE INDICADORES CONTÁBEIS TRADICIONAIS POR MEIO DA METODOLOGIA MULTICRITÉRIO DE APOIO À DECISÃO CONSTRUTIVISTA (MCDA-C)

    Data de publicação: 18/05/2011
    O estudo objetiva propor um modelo para Avaliação de Desempenho econômico-fi nanceiro, considerando os indicadores contábeis tradicionais e buscando integrá-los, com base nas percepções do decisor, para possibilitar uma avaliação global do desempenho econômico-fi nanceiro da organização. Para atender ao objetivo, selecionou-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). O modelo proposto foi operacionalizado na Cia. Cacique Café Solúvel S.A. Os resultados obtidos possibilitaram a identifi cação de um valor de desempenho econômico-fi nanceiro global de 37 pontos em 2003 e 16 pontos em 2005, em uma escala em que zero ponto equivale ao nível “neutro” e 100 pontos equivalem ao nível “bom”; bem como uma visualização do perfi l de desempenho econômico-fi nanceiro e daqueles aspectos em que o desempenho está comprometedor. O estudo apresenta limitações ao usar apenas informações fi nanceiras divulgadas ao público externo e a falta de participação dos gestores da empresa na construção do modelo. Porém, a implementação da MCDA-C evidenciou que sua utilização como ferramenta de intervenção pode auxiliar o processo de Avaliação de Desempenho econômico-fi nanceiro. PALAVRAS-CHAVE: Desempenho econômico-fi nanceiro; Indicadores contábeis; MCDA-C.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal