UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA MUDANÇA DE CONTEÚDO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO COMPARATIVO DE CASOS EM PEQUENAS EMPRESAS DE MASSAS ALIMENTÍCIAS NO PARANÁ

Paulo Hayashi Junior, Sergio Bulgacov, James Alexandre Baraniuk

Resumo


Este estudo procura identificar quais são os principais recursos utilizados
para execução de mudanças de conteúdo estratégico em três pequenas empresas de
massas alimentícias. A coleta de dados constituiu-se de entrevistas com utilização de
questionário semi-estruturado, bem como anotações de campo, observação não
participante e, ainda, informações obtidas por meio de dados secundários. São
entrevistados os dirigentes do nível tático-estratégico. A partir de análise de conteúdo e
técnica de triangulação chega-se aos principais recursos utilizados pelas empresas. Num
primeiro momento, destacam-se os recursos arquitetura estratégica e os organizacionais.
A arquitetura estratégica está vinculada aos relacionamentos da empresa com outras
organizações, enquanto que os organizacionais são de caráter interno. Em sentido estrito,
recursos organizacionais e arquitetura estratégica formam um único tipo de recurso.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v11n1.p015-030

Direitos autorais 2009 Revista Alcance

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.