SOCIEDADE E NEGÓCIOS: UM ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE O PAPEL ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E O GRAU DE COMPROMETIMENTO SOCIAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Edson Ricardo Barbero, Adalberto Américo Fischmann

Resumo


A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) refere-se à idéia de que as
empresas devem contribuir para o bem-estar da sociedade. Este tema vem recebendo uma
cobertura sem precedentes, tanto no ambiente empresarial como no acadêmico. São
oportunas, portanto, pesquisas que aprofundem seu entendimento. O estudo que deu
origem a este artigo teve dois propósitos: 1) Elucidar como a RSC está presente nas
Estratégias de Negócios das empresas brasileiras e 2) Analisar qual a relação existente
entre tal presença e o grau de comprometimento social das empresas. O trabalho se
caracterizou por uma análise sobre os dados coletados por Ficher e outros (2002a). Utilizouse,
como forma de análise dos resultados, a técnica multivariada chamada Correlação
Canônica. À guisa de uma conclusão, percebeu-se que, embora muitas empresas declarem
dar importância à sinergia entre suas práticas sociais e as estratégias, poucas efetivaram tal
relacionamento. Por outro lado, observou-se alta correlação positiva entre as empresas que
desenvolvem esta associação e seus níveis de comprometimento social.

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DOI: https://doi.org/10.14210/alcance.v11n1.p137-156

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