• Resumo

    SOCIEDADE E NEGÓCIOS: UM ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE O PAPEL ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E O GRAU DE COMPROMETIMENTO SOCIAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

    Data de publicação: 28/10/2009
    A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) refere-se à idéia de que as empresas devem contribuir para o bem-estar da sociedade. Este tema vem recebendo uma cobertura sem precedentes, tanto no ambiente empresarial como no acadêmico. São oportunas, portanto, pesquisas que aprofundem seu entendimento. O estudo que deu origem a este artigo teve dois propósitos: 1) Elucidar como a RSC está presente nas Estratégias de Negócios das empresas brasileiras e 2) Analisar qual a relação existente entre tal presença e o grau de comprometimento social das empresas. O trabalho se caracterizou por uma análise sobre os dados coletados por Ficher e outros (2002a). Utilizouse, como forma de análise dos resultados, a técnica multivariada chamada Correlação Canônica. À guisa de uma conclusão, percebeu-se que, embora muitas empresas declarem dar importância à sinergia entre suas práticas sociais e as estratégias, poucas efetivaram tal relacionamento. Por outro lado, observou-se alta correlação positiva entre as empresas que desenvolvem esta associação e seus níveis de comprometimento social.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal