O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS EM FLORIANÓPOLIS: UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA

Aline Knopp Kohlrausch, Lucila Maria de Souza Campos, Paulo Mauricio Selig

Resumo


O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou identificar
e caracterizar a relação do consumidor de produtos orgânicos de supermercado com o selo
ambiental. Trata-se de uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa e que
teve como meios de investigação a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O
instrumento de coleta das informações foi um questionário composto por amostras nãoprobabilísticas
do tipo intencionais. Demonstrou-se que tanto a qualidade de vida das pessoas,
como a preservação do meio ambiente, dependem também de práticas individuais na busca
por produtos alternativos que não impactem tanto o planeta. Através da aplicação deste
questionário foi constatada a falta de conhecimento dos consumidores em relação ao selo
ambiental, bem como que a rotulagem ambiental especifica a norma, tende a trazer ótimos
retornos para o produtor, distribuidor e principalmente para os consumidores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v11n1.p157-177

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