• Resumo

    GESTÃO SOCIAL NO VAREJO: DISCUSSÕES TEÓRICAS E PESQUISA EMPÍRICA

    Data de publicação: 28/10/2009
    Verifica-se, atualmente, um crescente interesse por parte de diversas empresas pelo tema responsabilidade social. Observa-se também que o comércio varejista não tem ficado alheio a essas discussões. dessa forma, o presente artigo discute o tema responsabilidade social no varejo. Além disso, descreve os resultados de uma pesquisa empírica realizada em empresas varejistas da cidade de Belo Horizonte com o intuito de verificar o nível de atuação social dessas empresas. Para isso, utilizou-se de escalas desenvolvidas por Maignan & Ferrell (2001) e o modelo de Carroll (1991) para a performance social corporativa. Os resultados revelaram que as empresas investigadas parecem apresentar uma maior preocupação com questões legais, ou seja, uma tendência em se preocupar com as obrigações impostas pelas leis.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal