ORÇAMENTO DE DESPESAS DE MARKETING: UMA PROPOSIÇÃO DE MODELO APLICÁVEL À PEQUENA EMPRESA

Aléssio Bessa Sarquis, Ana Akemi Ikeda

Resumo


Este artigo trata de orçamento de despesas de marketing enquanto um
componente básico do planejamento de marketing e do processo de gerenciamento e
controle das atividades de marketing. Tem por objetivos examinar os aspectos
fundamentais do processo de estruturação do orçamento de despesas de marketing, sugerir
métodos de planejamento, operacionalização e controle do orçamento, e colocar o
orçamento de despesas de marketing em sua perspectiva de importância adequada. A
elaboração deste trabalho foi baseada em um levantamento bibliográfico sobre o assunto e
na vivência dos autores com pequenas empresas e com a implementação de orçamentos de
despesas em diferentes organizações. Os principais assuntos tratados são: caracterização do
orçamento de despesas de marketing, tipos de despesas que compõem o orçamento de
marketing, abrangência e formato de apresentação do orçamento de despesas, sistemática
de contabilização das despesas, definição do montante de gastos e da forma de distribuição
de verba, e sistemática de controle e monitoramento do orçamento de despesas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v10n1.p063-112

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