A COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING EM APOIO AO POSICIONAMENTO BASEADO EM CAUSAS SOCIAIS

Tânia Modesto Veludo-de-Oliveira, Ana Akemi Ikeda

Resumo


Este artigo versa sobre o uso das ferramentas de comunicação no
marketing para causas sociais, analisando a Comunicação Integrada de Marketing (CIM)
em apoio ao posicionamento organizacional. O estudo tem por objetivo analisar
aspectos do CIM da empresa que adota causas sociais e seus reflexos na imagem
institucional e de marca. Realiza-se um levantamento documental e bibliográfico sobre
os temas: "a responsabilidade social e o marketing para causas sociais", "visões e posturas
do consumidor frente à responsabilidade social corporativa", "impactos da comunicação
no posicionamento: a imagem institucional e a imagem de marca" e "a Comunicação
Integrada de Marketing (CIM) em apoio ao posicionamento baseado em causas sociais".
Por meio de observações e estudo de caso, analisa-se a comunicação de uma empresa
do setor de perfumaria e cosméticos que adota a causa do meio ambiente, mostrando
a utilização integrada dos instrumentos de comunicação. Ao final são feitas
considerações sobre o tema.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v10n2.p129-257

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