NEGOCIAÇÃO COMERCIAL INTERNACIONAL - A ÉTICA À LUZ DA CULTURA NACIONAL: O CASO DOS EXECUTIVOS ITALIANOS E BRASILEIROS.

Dinorá Floriani, Walter Meucci Nique

Resumo


Muito se tem discutido, nos últimos anos, sobre ética. Linhas de pesquisa,
disciplinas e conferências específicas abordam o comportamento ético das pessoas dentro
das empresas e, principalmente, impulsionadas pela globalização, no relacionamento
com empresas do exterior. De caráter exploratório-descritivo, com uma abordagem
multimétodo, a pesquisa que ora se apresenta identifica as tendências às tomadas de
decisões éticas por executivos que se encontram em formação continuada, no sul do
Brasil e no norte da Itália. Por se tratar de uma pesquisa cross-cultural, a cultura nacional
é explorada como influenciadora do comportamento ético nas negociações comerciais
internacionais. De forma geral, os resultados apontam diferenças de comportamentos
éticos nas negociações comerciais internacionais dos executivos pesquisados.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v10n2.p284-318

Direitos autorais 2009 Revista Alcance

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.