• Resumo

    ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE A ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL E A ORGANIZAÇÃO DESPORTIVA: ANALISANDO O RELACIONAMENTO DE LÍDERES E LIDERADOS

    Data de publicação:
    O propósito deste artigo é investigar as possíveis semelhanças e diferenças que podem ser encontradas entre uma organização industrial e uma organização desportiva. A idéia inicial partiu da necessidade de verificar a participação das pessoas na organização e o relacionamento entre líderes e suas equipes. Acredita-se que em virtude das transformações ocorridas nas organizações, evidenciadas pela importância dos ativos intangíveis, decorre a necessidade de reavaliar a forma de liderança, migrando do modelo baseado no comando e subordinação para o papel do mediador. Diante dessa constatação, foram investigadas duas organizações catarinenses: uma do setor eletromecânico e um clube esportivo. Para realizar a pesquisa utilizou-se um estudo exploratório, na forma de um estudo de caso, sendo analisado sob uma abordagem, predominantemente, qualitativa. Os resultados dessa investigação mostraram algumas semelhanças entre as organizações no que diz respeito à participação dos liderados no processo decisório, no entanto a organização desportiva parece ter processos mais efetivos tanto de participação como de flexibilização dos líderes. A principal diferença evidenciada foi a importância do reconhecimento e da atenção ao bem-estar da equipe por parte da organização desportiva.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal