• Resumo

    INTEGRAÇÃO DA EMPRESA COM IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ASPECTOS ENVOLVIDOS, CULTURA, GESTÃO E ESTRATÉGIA

    Data de publicação: 16/12/2009
    O objetivo deste artigo consiste em entender de que forma se dá a integração de sistemas ERP à cultura organizacional das empresas. O artigo é resultado de pesquisa de natureza qualitativa realizada por meio de estudo de caso em uma empresa do ramo farmacêutico, a qual foi desenvolvida a partir de observação direta participante e complementada por questionários. A análise das impressões obtidas dos respondentes confrontada com a pesquisa bibliográfica permitiu concluir que a cultura tende a relativizar a importância do fator tecnológico como elemento único e definitivo para a melhora do desempenho, pois esta delineia o processo de mudança, moldando ações e trazendo à tona a intersubjetividade do processo.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal