• Resumo

    A DIAGNOSE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS OPERADORES DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: A PERSPECTIVA DO SOLDADO POLICIAL MILITAR

    Data de publicação: 16/12/2009
    O estudo é parte de uma pesquisa maior que objetivou conhecer o processo de formação dos operadores de segurança pública no Estado do Rio de Janeiro, sob a ótica do soldado policial militar. A pesquisa teve um caráter predominantemente qualitativo, tendo sido realizadas vinte e quatro entrevistas semiestruturadas com policiais militares. As entrevistas foram tratadas com a técnica de análise de conteúdo. O resultado foi agrupado em cinco categorias. Como resultado, o estudo aponta para uma preparação inadequada do policial militar no Estado do Rio de Janeiro, no que tange a construção cognitiva necessária para o profissional de segurança pública, lidar com a complexidade de sua atividade diária.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal