• Resumo

    AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DAS PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GESTÃO ORGANIZACIONAL POR MEIO DA METODOLOGIA MCDA CONSTRUTIVISTA: UMA ABORDAGEM AOS MODELOS JÁ EXISTENTES

    Data de publicação: 11/08/2008
    A busca pela competitividade tem exigido das organizações preocupações crescentes, como a responsabilidade social (RS). Porém, ainda há problemas quanto à informação de quais ações sociais, no caso da preocupação RS, mais contribuem para o alcance de seus objetivos. Frente ao exposto, objetivando demonstrar de que forma avaliar o desempenho dos investimentos sociais das empresas, mais especificamente no público interno - uma das dimensões do conceito de RS - , considerados os seus objetivos e a sua preocupação com a RS nesta área de investimento, foi delineado o presente artigo. Neste é proposta uma perspectiva teórico-metodológica, com base na Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista, capaz de modelar a percepção dos investidores e melhor orientá-los no processo de tomada de decisão. Inicialmente, são apresentados três modelos para avaliação do desempenho organizacional em público interno, que incorporam a RS, amplamente reconhecidos e largamente utilizados. Evidencia-se, todavia, que estes contêm indicadores genéricos, não atendendo ao objetivo colocado (justamente por não terem tal propósito), demandando um instrumento capaz de fazê-lo. Em seguida, por meio de um estudo de caso, é demonstrada a operacionalização deste instrumento proposto, para o caso restrito dos investimentos em público interno. Por fim, são expostas as considerações finais.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal