• Resumo

    AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA PERCEBIDA E DA RECOMPENSA ATRIBUÍDA PELOS CONSUMIDORES A EMPRESAS COM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

    Data de publicação: 14/05/2012
    A preocupação com questões socioambientais faz com que as empresas se envolvam em programas que tenham esse foco. Porém ainda não está clara a postura do consumidor frente a estes esforços e os resultados de alguns estudos (CREYER; ROSS, 1997; BROWN; DACIN, 1997; GARCIA; SILVA; PEREIRA; ROSSI; BAZANINI, 2008) ainda são contraditórios. Assim, o presente artigo tem como propósito averiguar a relação entre a importância atribuída pelo consumidor ao comportamento empresarial socioambiental e a propensão do consumidor a recompensar o comportamento empresarial socioambiental. O estudo foi realizado com 166 estudantes do curso de Administração e utilizou a escala de Garcia et al. (2008). Por meio do método de regressões múltiplas, observou-se que o ajuste do modelo é satisfatório (RMSE - 0,086; χ²/gl - 2,21; GFI - 0,857; CFI - 0,904; NFI - 0,839) e que a relação causal entre importância e recompensa é de 98%. Comparando-se os resultados deste estudo com os do modelo original (GARCIA et al., 2008), observa-se que tanto as confi abilidades dos constructos como o fator de explicação foram superiores no presente estudo. Assim, esse artigo comprova que comportamentos responsáveis ambientalmente são recompensados pelos consumidores.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal