REDES NEURAIS ARTIFICIAIS E SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA EM MARKETING

Eduardo Tadayoshi Omaki, Francisco Ricardo Bezerra Fonseca, Sérgio Carvalho Benício de Mello

Resumo


A dinâmica e a complexidade dos mercados contemporâneos têm difi cultado o papel dos profi ssionais
de marketing no que se refere à compreensão do comportamento de compra dos decisores industriais.
A segmentação de mercado, quando realizada de forma efi ciente, pode aprimorar os esforços das
estratégias de marketing, bem como o conhecimento do comprador, favorecendo a equalização entre
oferta e demanda. Este artigo objetiva discutir a possibilidade de desenvolvimento de uma Rede Neural
Artifi cial (RNA) para identifi car e perfi lar psicografi camente a unidade decisória de compra, com base
no modelo do risco percebido. Para a construção dessa rede será aplicado ainda o modelo Perceptron
Multi-Layer e o algoritmo de aprendizagem Backpropagation. Este tipo de rede será capaz de identifi car
padrões em dados, que não demonstram características lineares, como é o caso dos dados psicográfi cos.
Essa tecnologia, então, pode revelar padrões e desenvolver habilidades, que possibilitem o entender dos
mercados industriais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v17n3.p238-253

Direitos autorais 2010 Revista Alcance

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.