MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS E IMPACTO CULTURAL: UM ESTUDO DE CASO DE AQUISIÇÃO

Luciana Fagundes Da Silveira, Fernando Coutinho Garcia

Resumo


Este trabalho focaliza as temáticas “cultura organizacional” e “mudança”, buscando explicitar como
sobrevive a cultura de uma empresa nacional, a partir do processo de sua aquisição por uma organização
multinacional do mesmo ramo. Na tentativa de fundamentar tal discussão, procede-se a uma revisão
conceitual e histórica sobre cultura de empresa e cultura nacional, com base em pesquisas bibliográfi cas.
O estudo conta, ainda, com depoimentos de colaboradores que vivenciaram as mudanças de gestão,
arquitetônica e de marca, símbolos, ritos, crenças, valores e cerimônias. Esses depoimentos revelaram
a perda de referências e a possibilidade de construção de uma nova história. Também foram ouvidos
estrangeiros responsáveis pela implementação do novo modelo gerencial.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v17n3.p254-264

Direitos autorais 2010 Revista Alcance

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.