A SINALIZAÇÃO DA QUALIDADE POR MEIO DA PROPAGANDA – PROPOSIÇÕES DE PESQUISA, IMPLICAÇÕES GERENCIAIS E DIREÇÕES FUTURAS

Clara Isabel Koetz, Cristiane Pizzutti dos Santos, Luís Carlos Yllana Kopschina

Resumo


A abordagem econômica da informação considera que as diferentes partes em uma transação têm acesso
a montantes distintos de informações. Para evitar os problemas decorrentes da assimetria de informações,
em especial o problema da seleção adversa, as empresas podem emitir sinais acerca da qualidade dos
seus produtos. O objetivo deste ensaio é analisar os estudos sobre sinalização da qualidade por meio da
propaganda desenvolvidos ao longo das últimas décadas. Assim, pretende-se compor uma base conceitual
com fi ns acadêmicos e gerenciais; no primeiro, identifi cando as características e especifi cidades dos modelos
e desenvolvendo proposições de pesquisa que orientem a elaboração de novos estudos; no segundo,
oferecendo apoio à tomada de decisão gerencial que envolva investimentos em propaganda.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v17n3.p265-277

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