• Resumo

    SATISFAÇÃO DOS EGRESSOS EM ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE E DESEMPENHO PROFISSIONAL

    Data de publicação: 21/11/2012
    As pesquisas de satisfação dos estudantes são objeto de interesse de educadores, professores e profissionais de planejamento das universidades. Alguns estudos sugerem, porém, que a satisfação dos egressos também influencia no seu desempenho no mercado de trabalho. Este estudo analisa como se relacionam o estágio profissional atual e a satisfação dos egressos com relação ao curso de graduação que eles fi zeram. Para isso, foi construído um instrumento de coleta de dados baseado nos indicadores de qualidade do MEC e da Capes – órgãos de avaliação dos cursos superiores no Brasil – aliados a estudos científicos sobre o perfil da educação superior no futuro, de Hankin (1991) e Rossman (1992). Mediante uma survey, o instrumento foi aplicado a 153 egressos dos cursos de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Os resultados mostraram que o grupo de ex-alunos mais satisfeitos com o curso também são aqueles que assumiram posições hierárquicas mais altas e com maiores salários depois de formados. Outro achado é com relação à percepção de qualidade dos cursos por meio do instrumento desenvolvido, o que traz elementos para que educadores e gestores educacionais realizem melhorias nos cursos aqui analisados. Condizente com estudos anteriores propõe-se que as instituições de ensino atentem para a melhoria contínua dos seus cursos e instalações para melhorar o desempenho dos seus egressos no mercado de trabalho e, consequentemente, sua competitividade.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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