• Resumo

    IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS MOTIVADORES E DESMOTIVADORES PARA A ASSOCIAÇÃO E PERMANÊNCIA DE EMPRESAS EM REDES DE DESENVOLVIMENTO

    Data de publicação: 21/02/2011
    O artigo tem como objetivo identifi car os elementos que motivam empresas a persistirem nas atividades de uma rede de cooperação, em virtude da importância destas especialmente em economias regionais. A pesquisa foi desenvolvida junto a empresas do Estado do Rio Grande Sul, por meio de entrevistas semiestruturadas e estruturadas com cinquenta empresários associados às redes. A partir das análises, obteve-se um conjunto de elementos que determinam a motivação (relacionados especialmente à possibilidade de aprendizagem e identifi cação com os objetivos da rede) e a desmotivação (relacionados à falta de visão de grupo e ação individual de alguns componentes da rede) em cada etapa do ciclo de vida das redes. O número de respondentes e respectivas redes constitui limitadores deste estudo.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal