• Resumo

    EVIDENCIAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES SOCIAIS POR EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL COM BASE NOS INDICADORES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ONU

    Data de publicação: 21/11/2012
    O Guia de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em Relatórios Anuais, da ONU, apresenta indicadores distribuídos em seis grupos: Comércio, investimentos e aspectos relacionados; Criação de emprego e práticas laborais; Tecnologia e desenvolvimento de recursos humanos; Saúde e segurança; Governo e contribuições à comunidade; e Corrupção (UNITED NATIONS, 2008). O presente estudo investiga a evidenciação voluntária de informações sociais, segundo os Indicadores da ONU, de empresas listadas na BM&FBovespa, divididas em 3 grupos: empresas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste; empresas do Sudeste; e empresas do Sul do Brasil. Empregou-se a pesquisa documental e o exame do disclosure social voluntário das empresas, baseando-se na análise de conteúdo. Para identificação da região que detém o maior nível de evidenciação, utilizou-se a análise descritiva e teste de média. Considerando-se que as empresas dos 3 grupos apresentaram como mais e menos evidenciados o mesmo conjunto de indicadores, pode-se dizer que as empresas possuem semelhantes características de evidenciação. Os testes demonstraram que as médias do nível de evidenciação são diferentes para os três grupos, concluindo-se que, estatisticamente, as empresas do Sudeste possuem o nível de evidenciação mais significante que o das empresas do Sul e do que o conjunto das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal