ESTILOS DE VIDA E VALORES DE CONSUMIDORES: UM ESTUDO DE GRUPOS PSICOGRÁFICOS NO MERCADO AUTOMOTIVO DE BELO HORIZONTE

Cid Gonçalves Filho, Bruno Portela de Lima Fernandes, Gustavo Quiroga Souki, Alexandre Teixeira Dias

Resumo


Com a intensificação da concorrência nos mercados globais e a proliferação de nichos de mercado, tornase
cada vez mais necessário às organizações ampliar o conhecimento e traçar estratégias sobre grupos
específicos de clientes. Em geral, a segmentação demográfica, comportamental e geográfica são as
técnicas mais utilizadas para este fim. No Brasil, são extremamente escassos estudos psicográficos, em
especial que busquem explorar os segmentos por seus diversos aspectos: valores, atividades, interesses,
opiniões, estilo de vida e personalidade. Como o objetivo de explorar este tema, foi realizada uma survey
com 357 questionários. Além de aprimorar escalas que possam ser utilizadas no país para este fim,
este estudo sugere a existência de sete segmentos em nível psicográfico no setor automotivo, um dos
mais representativos da economia brasileira. As principais variáveis que discriminaram os grupos estão
relacionadas a valores, personalidade e estilo de vida. O trabalho contribui também para que estudos
posteriores possam ser realizados, aplicando as escalas propostas, de modo a segmentar psicograficamente
outros mercados relevantes no país.

Palavras-chave


Marketing. Segmentação psicográfica. Estilo de vida. Mercado automotivo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v20n1.p006-021

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