• Resumo

    ESTILOS DE VIDA E VALORES DE CONSUMIDORES: UM ESTUDO DE GRUPOS PSICOGRÁFICOS NO MERCADO AUTOMOTIVO DE BELO HORIZONTE

    Data de publicação: 20/05/2013
    Com a intensificação da concorrência nos mercados globais e a proliferação de nichos de mercado, tornase cada vez mais necessário às organizações ampliar o conhecimento e traçar estratégias sobre grupos específicos de clientes. Em geral, a segmentação demográfica, comportamental e geográfica são as técnicas mais utilizadas para este fim. No Brasil, são extremamente escassos estudos psicográficos, em especial que busquem explorar os segmentos por seus diversos aspectos: valores, atividades, interesses, opiniões, estilo de vida e personalidade. Como o objetivo de explorar este tema, foi realizada uma survey com 357 questionários. Além de aprimorar escalas que possam ser utilizadas no país para este fim, este estudo sugere a existência de sete segmentos em nível psicográfico no setor automotivo, um dos mais representativos da economia brasileira. As principais variáveis que discriminaram os grupos estão relacionadas a valores, personalidade e estilo de vida. O trabalho contribui também para que estudos posteriores possam ser realizados, aplicando as escalas propostas, de modo a segmentar psicograficamente outros mercados relevantes no país.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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