ANTECEDENTES DA PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UM MODELO CONFIRMATÓRIO

Jucelia Appio Tibola, Liliane Canopf, Gérson Tontini, José Roberto Frega

Resumo


Identifi car e analisar os antecedentes da Permanência de estudantes em cursos de graduação em uma
Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado de Santa Catarina se constitui no objetivo desta pesquisa.
Para tal, propôs-se testar um modelo teórico dos possíveis determinantes da Permanência de estudantes
em IES. O presente estudo, de caráter quantitativo, foi realizado no primeiro semestre de 2009. O universo
pesquisado constituiu-se de 415 estudantes. A amostra foi selecionada por conveniência, sendo pesquisados
todos os estudantes que se fi zeram presentes no dia da aplicação. Os resultados evidenciaram que os
acadêmicos, em sua maioria, correspondem ao gênero feminino, sendo solteiros, com idade média de 21
anos. O método de análise dos dados foi Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Dos antecedentes
testados, Compromisso do Estudante com suas Metas Pessoais, Satisfação com a IES e Situação Financeira
Favorável, nesta ordem, foram os principais explicadores diretos da Permanência. Estas três variáveis,
acompanhadas por suas ligações, explicaram 61,2% da Permanência. Interagem indiretamente com a
Permanência os construtos Aprendizagem Percebida, Acesso à Infraestrutura e Atitude da Coordenação
e dos Professores. Sugestões são apresentadas ao fi nal deste trabalho.

Palavras-chave


Instituição de Ensino Superior. Permanência. Modelagem de Equações

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DOI: https://doi.org/10.14210/alcance.v19n1.p83-100

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