• Resumo

    INDICADORES DE VIABILIDADE E ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS: O CASO DOS PRODUTORES DE ALHO NA REGIÃO DE CURITIBANOS-SC

    Data de publicação: 04/09/2008
    O presente artigo analisa aspectos da competitividade da cultura do alho na região de Curitibanos-SC, com ênfase no retorno financeiro da atividade. Discute, também, o conceito de Arranjo Produtivo Local como estratégia factível para sustentar a viabilidade desse agronegócio. A hipótese básica é a de que os alhicultores possuem investimentos agro-industriais nessa região e o cultivo do alho se apresenta como alternativa de ampliação ou diversificação de investimentos. Para a análise da viabilidade financeira utilizou-se indicadores de rentabilidade (VPL; VPLa; IBC e ROIA) e dois indicadores de risco (TIR; PAY-BACK). Apesar da evidência de alta rentabilidade e da existência de barreiras à entrada, o sucesso empresarial desses pequenos empreendedores depende da formulação de estratégias competitivas, via arranjo produtivo local.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal