• Resumo

    A GESTÃO SOCIOAMBIENTAL À LUZ DAS TÉCNICAS DE VALORAÇÃO ECONÔMICA DO MEIO AMBIENTE: UMA ANÁLISE DO VALOR DE USO INDIRETO E DO VALOR DE EXISTÊNCIA

    Data de publicação: 20/05/2013
    Atualmente, o meio ambiente é uma das maiores preocupações da sociedade mundial. Contudo identificar e monitorar os problemas ambientais e a forma como estes interferem na qualidade de vida dos indivíduos é uma questão muito abstrata: não existe uma “receita de bolo” para inserir a gestão econômica na gestão ambiental e nas decisões de investimento. O objetivo deste artigo é desenvolver uma nova metodologia para valoração do meio ambiente a partir dos conceitos base da teoria de opções reais que evite a subestimação do valor dos recursos naturais, ao permitir explicitamente calcular as parcelas do valor de uso indireto, do valor de existência e valor de quasi opção como componentes do valor total do meio ambiente. A proposta deste desenvolvimento é relevante porquanto uma das vantagens dos métodos de valoração é permitir internalizar os custos ambientais decorrentes da atividade econômica. Assim, a partir de um valor monetário, é possível adotar políticas específicas para proteger o meio ambiente, tais como taxação, aumento de impostos, multas e indenizações. Ou até mesmo adiar a decisão de degradar a natureza – ação que, sob certas condições, pode ser a melhor escolha.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal