CREDIBILIDADE EMPRESARIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS CONCEITOS E DAS METODOLOGIAS DE PESQUISA

Priscila Stawski Rambalducci, Benilson Borinelli, Bernardo Carlos Spaulonci Chiachia Matos de Oliveira

Resumo


O presente trabalho analisa contribuições científicas sobre o tema credibilidade empresarial, abordando os
conceitos, as dimensões e as metodologias privilegiadas nelas. Apesar da crescente importância desse tema,
associado a assuntos como o comportamento do consumidor, a responsabilidade socioambiental e o consumo
sustentável, ele ainda é pouco discutido e estudado no Brasil. Baseado em uma revisão bibliográfica, o
estudo utiliza principalmente fontes da literatura internacional. Verificou-se que as dimensões que compõem
a credibilidade baseiam-se em dois modelos: o modelo da atratividade da fonte, referindo-se à atratividade
física do comunicador de uma mensagem; e o modelo de credibilidade, evidenciando a credibilidade
composta pelas dimensões: competência e confiabilidade. Entre as metodologias encontradas, a abordagem
quantitativa é majoritária, enfatizando a influência da credibilidade da empresa nas atitudes envolvendo a
marca e a propaganda, bem como na intenção de compra. Destacam-se como variáveis de estudo: gênero,
envolvimento com o produto, categoria de produto e nível socioeconômico; contexto no qual cada empresa
atua encontra-se inserido; fatores cognitivos e afetivos; a percepção da organização; a percepção das
questões que envolvem a organização e a percepção que os consumidores têm de si mesmos.

Palavras-chave


Credibilidade. Credibilidade Empresarial. Intenção de Compra.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v19n3.p381-396

Direitos autorais 2012 Revista Alcance

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.