• Resumo

    CREDIBILIDADE EMPRESARIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS CONCEITOS E DAS METODOLOGIAS DE PESQUISA

    Data de publicação: 21/11/2012
    O presente trabalho analisa contribuições científicas sobre o tema credibilidade empresarial, abordando os conceitos, as dimensões e as metodologias privilegiadas nelas. Apesar da crescente importância desse tema, associado a assuntos como o comportamento do consumidor, a responsabilidade socioambiental e o consumo sustentável, ele ainda é pouco discutido e estudado no Brasil. Baseado em uma revisão bibliográfica, o estudo utiliza principalmente fontes da literatura internacional. Verificou-se que as dimensões que compõem a credibilidade baseiam-se em dois modelos: o modelo da atratividade da fonte, referindo-se à atratividade física do comunicador de uma mensagem; e o modelo de credibilidade, evidenciando a credibilidade composta pelas dimensões: competência e confiabilidade. Entre as metodologias encontradas, a abordagem quantitativa é majoritária, enfatizando a influência da credibilidade da empresa nas atitudes envolvendo a marca e a propaganda, bem como na intenção de compra. Destacam-se como variáveis de estudo: gênero, envolvimento com o produto, categoria de produto e nível socioeconômico; contexto no qual cada empresa atua encontra-se inserido; fatores cognitivos e afetivos; a percepção da organização; a percepção das questões que envolvem a organização e a percepção que os consumidores têm de si mesmos.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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