• Resumo

    CONEXÕES POLÍTICAS DAS FIRMAS E SEUS EFEITOS NA PERFORMANCE: UMA CONVERGÊNCIA ENTRE AS PERSPECTIVAS DA GOVERNANÇA E DA DEPENDÊNCIA DE RECURSOS – UM ENSAIO TEÓRICO

    Data de publicação: 23/07/2012
    Este ensaio teórico tem como objetivo discutir as correntes de pensamento que se ocupam das conexões políticas das empresas e seus efeitos no desempenho. A partir desse tema, integra correntes teóricas da governança das corporações e da dependência de recursos, deduzindo e propondo hipóteses a serem testadas em futuros estudos. Especifi camente, o estudo é endereçado ao papel dos laços políticos estabelecidos pelas corporações, pressupondo que os vínculos com ambiente externo é um modo de reduzir as incertezas e a interdependência das organizações (PEFFER, 1972; ALDRICH; PFEFFER, 1976; DAILY; DALTON, 1994a, 1994b). O corpo teórico pesquisado indica que as conexões políticas das fi rmas, por meio dos conselheiros e dos executivos, podem desempenhar uma função relevante nas economias em países emergentes, justamente porque é uma forma de assegurar benefícios à fi rma, traduzidos em informação, infl uência, proteção, recursos fi nanceiros e rendas provenientes do governo. A literatura pesquisada revela a existência de várias proxies de conectividade política das fi rmas relacionadas ao desempenho. Assim, pode-se deduzir que a combinação dessas conexões pode revelar interações associadas à performance relacionadas a especifi cidades setoriais e das fi rmas, apontando lacunas a serem preenchidas. Ao formular hipóteses, este ensaio pretende contribuir com o entendimento dessas relações fi rma-governo no Brasil.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal